John Totleben na CCXP 2015

Escrito por Andre Pezzino

Atualizado em 17/04/2015 - 10:46

Colaborador de Alan Moore vem ao evento que deve reunir mais de 120 mil pessoas no São Paulo Expo de 3 a 6 de dezembro

 

Para a segunda edição da CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br) está confirmada a presença do ilustrador americano John Totleben, colaborador nas clássicas histórias em quadrinhos Miracleman e Monstro do Pântano, ambas escritas pelo lendário roteirista Alan Moore para a DC Comics.

 

John Totleben CCXP 2015

O primeiro trabalho de Totleben nas HQs foi publicado na revista Heavy Metal em janeiro de 1979, mas o artista chamou a atenção em 1983 ao ilustar as artes de Stephen R. Bissette para a reformulação idealizada por Alan Moore do título Monstro do Pântano (Swamp Thing), da DC Comics. Em 1985, ilustrou o número #37 da revista, que introduziu o personagem John Constantine no universo DC.

 

Totleben colaborou em outros projetos junto a Bissette e Moore, com destaques para a antologia de horror Taboo (que introduziu a história da graphic novel Do Inferno) e o terceiro volume de Miracleman, o qual desenhou e ilustrou e que atualmente é republicado no Brasil pela Panini Comics. Mesmo diagnosticado com uma doença ocular – tornando-o legalmente cego –, Totleben ainda pode trabalhar em diversos títulos da DC e da Marvel, mesmo que de forma mais lenta. Atualmente, atua como escritor e explora as possibilidades do desenho digital como forma de dar continuidade às suas atividades como ilustrador. Esta será a primeira visita de Totleben ao país.

 

CCXP – Comic Con Experience 2015 acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes, próximo à estação Jabaquara do Metrô, com atrações de peso e conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura nerd & geek. Mais de 120 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento, que terá início das vendas dos ingressos em junho.

 

Para saber mais sobre o maior evento de cultura pop do país, acesse www.ccxp.com.br