CONCURSO COSPLAY REGRAS GERAIS

Written by Andre Pezzino

Updated 21/08/2015 - 22:33

CONCURSO COSPLAY REGRAS GERAIS

Atenção todos os cosplayers, fiquem ligados que sairam as regras de participação do Concurso Cosplay:

Para mais informações sobre o evento, entrem no site oficial: http://www.terecomicon.com.br/

 

Regras Oficiais para o Concurso Cosplay no Tere Comic-Con

1 – Participação

1.1 – Poderá participar do Concurso de Cosplay qualquer pessoa, não importando o sexo, idade ou origem.

1.2 – Está vetada apenas aos assistentes, coordenadores e juízes do evento.

1.3 – Uma pessoa não poderá participar da mesma categoria com duas fantasias diferentes.

1.4 – O Participante deverá levar seu áudio de apresentação gravado em CD devidamente identificado, o evento não se responsabiliza por CDs sem identificação que forem perdidos. (Não serão aceitos PEN DRIVE).

1.5 – Só serão válidas inscrições feitas pelo próprio participante. Inscrições feitas por terceiros não serão aceitas.

1.6 – O mesmo será assistido por pessoas de todas as idades, sendo crianças e adultos. Por isso, é exigido do participante bom senso para a definição de sua apresentação.

1.7 – Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga ou racismo são considerados pelos juízes como critério de desclassificação do participante.

1.8 – Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentados ao pudor e aliciamento de menores, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.

TODA E QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO E/OU DANO AO STAFF DO EVENTO, SERÁ PASSIVEL A DESCLASSIFICAÇÃO DO MESMO E A RETIRADA DO EVENTO.

 

2 – Vagas e Inscrições.

2.1 – As inscrições serão limitadas por categoria seguindo a tabela abaixo:

Concurso Cosplay Tradicional – Min. 8 e Max de 30 inscrições

Concurso Cosplay Desfile – Max 40 de inscrições

Concurso Cosplay Desfile Junior – Max 20 de Inscrições

2.1.2 – Uma mesma pessoa pode se apresentar em tanto na categoria Tradicional como na Desfile.

 

2.3 Inscrição:

2.3.1 – Para se inscrever, os cosplayers interessados deverão comparecer ao “Balcão de Inscrições que estará localizado em lugar pré-definido no dia do evento”, munidos de RG ou outro documento de identidade original, e preencher uma ficha de inscrição – com letra legível – disponibilizada no local. No ato da inscrição é OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DE IMAGEM COLORIDA E TEXTO DE REFERÊNCIA aos participantes do concurso cosplay. As referências deverão ser entregues em 3 (três vias). Ao final do evento as referências NÃO serão devolvidas aos participantes.

 EXEMPLO REFERÊNCIA

 

Cosplay

Referência

Características do personagem: Calmo, determinado, perspicaz, ele busca vingança por aqueles que ordenaram a morte de seus parentes.

Descrição da apresentação: Momento no jogo em que o Ezio elimina os templários.

 

Caso o participante não traga a imagem e/ou o texto de referência, ele não será impedido de participar do concurso cosplay, porém terá a penalidade de 0,5 (meio) ponto na média final.

 

2.3.2 – Serão aceitas inscrições para o Concurso Cosplay no dia 20 de Setembro (Domingo) das 11:00 até as 16:00. Caso esgotados os números de inscritos, antes desse horário, as inscrições serão encerradas e NÃO ABRIREMOS EXCEÇÕES. Consulte a programação do palco para não perder a hora.

2.3.3 – O cosplayer que se inscrever não poderá cancelar sua inscrição por qualquer motivo, assim como é proibido ao cosplayer se inscrever duas vezes na mesma categoria em um mesmo dia de evento.

 

3 – As Categorias

3.1 – O Concurso Cosplay será dividido nas seguintes Categorias:

3.1.1 – Desfile –

Participam desta categoria cosplayers a partir de 12 (doze) anos completos, usando cosplays baseados em personagens de animes, mangás, personagens de videogames, RPGs, Tokusatsu e Super Sentai e também todos os personagens de quadrinhos americanos, europeus e filmes de ficção, aventura. Esta categoria não terá julgamento por interpretação, apenas por roupa.

Esta categoria tem Classificação Única (para ambos os sexos), com premiação até o 3º (terceiro) lugar. Abaixo de 5 participantes será premiado apenas o 1° colocado com Troféu e brindes. Acima de 5 premiados o 1º ao 3º lugar com Troféu e brindes.

3.1.2 – Desfile Júnior –

Participam desta categoria cosplayers iniciantes e/ou até 12 (doze) anos completos, usando cosplays baseados em personagens de animes, mangás, personagens de videogames, RPGs, Tokusatsu e Super Sentai e também todos os personagens de quadrinhos americanos, europeus e filmes de ficção, aventura. Esta categoria não terá julgamento por interpretação, apenas por roupa.

Esta categoria tem Classificação Única (para ambos os sexos), com premiação até o 3º (terceiro) lugar. Abaixo de 5 participantes será premiado apenas o 1° colocado com Troféu e brindes. Acima de 5 premiados o 1º ao 3º lugar com Troféu e brindes.

 

3.1.3 – Individual Tradicional –

Participam desta categoria todos cosplayers, sem exceção de idade, sexo ou origem, usando fantasias baseadas em personagens de animes, mangás e também todos os personagens de quadrinhos americanos, europeus e filmes de ficção, aventura, personagens de videogames, RPGs, Tokusatsu e Super Sentai.

Não são válidos fanzines, programas de computador e outros de produção que não sejam de larga escala como animes que são exibidos em TVs e que não se encaixem no tema Quadrinhos, Series, Mangá, Games e Live Action.  As apresentações deverão seguir o tema previamente inscrito, as que fugirem de seu roteiro original serão desclassificadas.

Esta categoria tem Classificação Única, com premiação até o 3º (terceiro) lugar. Premiação do 1º ao 3º lugar em dinheiro mais Troféu. O 1º lugar será premiado com uma miniatura 3D de seu cosplay.

 

4 – Apresentação

4.1 – As apresentações se darão em horário a ser definido, conforme programação do evento.

4.2 – Os cosplayers DEVEM chegar prontos e preparados no local de apresentação com VINTE MINUTOS de antecedência do horário estabelecido para a apresentação.

4.3 – Os cosplayers devem estar atentos para a ordem de chamada para a apresentação, que será definida pela organização do evento.

4.3.1 – O participante que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente DESCLASSIFICADO, não podendo apresentar em nenhum outro momento do concurso.

4.4 – Os cosplayers devem entrar e sair do palco pelos lados indicados no dia. Assim como fazer a apresentação da maneira como for instruída pela coordenação, levando em conta o equipamento de palco.

4.5 – Cada cosplayer da categoria Individual terá no Máximo. 1 (hum) minuto de apresentação, devendo durante esse tempo representar o personagem.

4.5.1 – O tempo de cada apresentação será cronometrado pela coordenação. Aqueles que ultrapassarem seu tempo de apresentação serão DESCLASSIFICADOS do concurso, o áudio do CD ou do microfone será cortado e o participante convidado a se retirar do palco. Não será aceita cronometragem de terceiros.

4.5.2 – O participante tem 20 (vinte) segundos para montagem de cenários e início da apresentação e 20(vinte) segundos para desmontagem. Após o tempo estipulado, o participante será penalizado em 0,1 pontos para cada 5(cinco) segundos ultrapassados. A penalização é válida para cada etapa (montagem e/ou desmontagem).

4.5.3 – As apresentações da categoria desfile não poderão ultrapassar 20 (vinte) segundos.

4.6 – O cosplayer da categoria Individual, poderá, se desejar, usar música de fundo ou efeitos sonoros para a sua apresentação, devendo para isso levar seu áudio de apresentação gravado em CD devidamente identificado, o evento não se responsabiliza por CDs sem identificação que forem perdidos. (Não serão aceitos PEN DRIVE). Não serão aceitas mídias com múltiplas músicas ou trilhas. Caso o participante não entregue o CD no ato de sua inscrição, não será aceito posteriormente, podendo apenas se apresentar com microfone. A organização não se responsabiliza pelo teste dos CDs.

4.6.1 – A categoria Desfile será conduzida com uma música escolhida pela produção do evento.

4.7 – Durante a sua apresentação, o cosplayer é inteiramente responsável pelo o que acontecer no palco. Equipamentos danificados ou demais consequências de suas atitudes serão de sua inteira responsabilidade. Prejuízos no equipamento do evento serão cobrados. Caso seja permitido ao cosplayer segurar o microfone e ele o deixar cair no chão, ou bater, ele será DESCLASSIFICADO, seja o ato feito com esta intenção ou não.

4.8 – A interação do cosplayer com a plateia e os apresentadores do concurso não é proibida, desde que seja coerente com o personagem e não ocorram ofensas, constrangimentos ou atrapalhe o andamento do concurso. Os mesmos não podem ser utilizados como outro personagem, portanto, juízes e apresentadores não poderão responder a interação.

4.9 – Não é permitido atirar objetos ou qualquer material (ex; água, talco, doces, espuma, glitter, cadeiras, etc) para ou contra os espectadores e/ou juízes. Sendo passiveis a penalização de 0,5 (meio) pontos ou DESCLASSIFICAÇÃO.

4.10 – Não será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pregados, colados ou fixados na estrutura do palco. Os cenários e acessórios devem conter no máximo, 2,5 (dois e cinquenta) metros de comprimento por 2 (dois) metros de altura e 70 (setenta) centímetros de largura. Essa regra também aplicasse em peças separadas, ou seja, a somatória de todas as peças do cenário deverá ser os valores limites. Será penalizado em 0,5 (meio) pontos os que não seguirem essa regra. Como também não será permitido a montagem de cenários na hora, entretanto, cenários que já estejam previamente montados (Que já “subam para o palco” montados) e que não necessitem de desmontagem no palco, podem ser usados.

4.11 – É permitido o uso de “assistentes” (pessoas segurando cartazes, por exemplo) para as apresentações individuais. Porém o tempo de permanência do assistente deverá ser contabilizado no tempo estabelecido para o cosplayer, para categoria Individual: 1 minuto. A quantidade de assistentes é limitada a somente 2 pessoas no máximo, sendo 1 staff particular e 1 staff do evento, SOMENTE PARA CARREGAR / ENTRAR / SAIR / POSICIONAR / RETIRAR / ENTREGAR OBJETOS / MANIPULAR EFEITOS, já contando com o apresentador, se necessário. Caso o staff pessoal não preencha os requisitos necessários, a coordenação cosplay se faz no direito de não permitir o mesmo a auxiliar na apresentação em cima do palco.

4.12 – É proibida a interação física entre o cosplayer e seu assistente. A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. A coordenação será responsável por observar e reportar abusos, ocasionando à DESCLASSIFICAÇÃO.

4.12.1 – A atuação do staff particular deve ser limitada e coerente. A coordenação será responsável por observar e reportar abusos, ocasionando à DESCLASSIFICAÇÃO.

4.13 – É proibido o uso de animais e material pirotécnico (por exemplo: fogos de artifício, lança confetes de pólvora), nas apresentações.

4.14 – É permitida a utilização de todo o tipo de lança confetes, desde que sejam aprovados pelo Inmetro.

4.15 – O manuseio de material líquido, viscoso ou pó será de total responsabilidade do participante. Se sujar/molhar o palco e/ou danificar equipamentos do evento, o participante será DESCLASSIFICADO e irá arcar com os custos de reparo. Fica proibido o uso de materiais corrosivos, inflamáveis ou tóxicos.

4.16 – O uso de material de emergência (extintores de incêndio, sinalizadores e outros itens) não autorizados previamente pela organização, é proibido. Caso isso ocorra, será passível de DESCLASSIFICAÇÃO.

4.17 – A utilização de papel picado, talco, confetes, gelo seco e qualquer outro efeito especial, poderão ser utilizados desde que respeite as regras de segurança dos equipamentos.

4.18 – É proibido o uso de qualquer banner ou faixa durante a apresentação divulgando algum site ou empresa sem autorização prévia da coordenação. Será motivo para DESCLASSIFICAÇÃO. O evento ainda cobrará uma multa de R$ 300,00 caso a pessoa faça uma apresentação com declarações de amor, ou mensagens para amigos ou etc, e de R$ 800 a R$ 2.000,00 caso seja exposição de algum produto e ou serviço. Em ambos os casos a pessoa será imediatamente DESCLASSIFICADA.

4.19 – Será permitida a utilização de réplicas de armas de madeira, papel, resina, plástico. Não é permitido o uso de réplicas de armas de metais e vidro.

4.20 – Caso haja problemas que sejam responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplayer for prejudicado, poderá repetir a sua apresentação no final do concurso. CDs defeituosos não se incluem neste caso.

4.21 – Para igualdade de todos os competidores, os cosplayers não poderão utilizar qualquer tipo de equipamento eletrônico como fonte de som para a trilha sonora. Instrumentos musicais são permitidos desde que não interfiram na estrutura do evento.

4.22 – Também não são válidos matérias e equipamentos adicionais como: datashow, máquina de fumaça e/ou espuma, telão, retro-projetor, extintor de incêndio de qualquer espécie, entre outros.

4.23 – O evento não disponibilizará tomadas ou qualquer instalação elétrica auxiliar no palco.

4.24 – Caso o participante for utilizar um objeto barrado em sua apresentação, deverá avisar no ato de sua inscrição para que a arma seja retirada pela coordenação de cosplay durante o período do concurso e após será devolvido para o guarda-volumes. O uso do mesmo será autorizado pela coordenação de cosplay, caso o objeto caracterize-se em algum dos itens da regra 4.19. A coordenação faz-se jus o direito de não autorizar o uso do mesmo.

4.25 – O participante subirá ao palco para realizar sua apresentação baseada na personalidade, postura, comportamento, entonação do personagem e da história na qual ele está inserido. O participante deverá usar a vestimenta apropriada do personagem, pois esta servirá de base para a nota da apresentação.

4.25.1 – Os juízes observarão atentamente se cada apresentação é coerente com a categoria na qual está inscrita, caso a mesma não se enquadre o participante será desclassificado.

 

5 – Premiação.

5.1 – O Tere Comic-Con se compromete a premiar os vencedores das categorias Desfile e Desfile Junior com Troféu, e categoria Individual Tradicional com Troféu, Dinheiro e 01(Um) MiniLoko 3D. Outros prêmios serão dados por conta de eventuais patrocinadores do Concurso Cosplays, quando e se houverem.

– Tradicional

1º Lugar – Troféu + R$300,00 + MiniLoko 3D (Seu cosplay em miniatura de 10cm)

2º Lugar – Troféu + R$150,00

3° Lugar – Troféu + R$75,00

– Desfile

1º Lugar – Troféu + R$200,00

2º Lugar – Troféu + R$100,00

3° Lugar – Troféu + R$50,00

– Desfile Júnior

1º Lugar – Troféu + Brindes

2º Lugar – Troféu + Brindes

3° Lugar – Troféu + Brindes

 

5.2 – A premiação para todas as categorias se dará no final do último dia de evento. Consulte a programação para saber o horário.

5.3 – Regras para a premiação de um MiniLoko 3D

Posição

O cosplayer ficará em posição “neutra”, estática e em pé. Os braços poderão ficar para baixo (alinhados ao corpo), com as mãos nos bolsos ou na cintura. Caso queira uma posição diferente, será negociado e orientado no momento do escaneamento sobre as possibilidades. Para qualquer pose adotada, a pessoa deverá manter-se imóvel durante todo o escaneamento, que pode durar até cinco minutos. A prioridade será sempre para a posição neutra.

 

O que não funciona

Objetos pequenos, finos ou com pouco volume, que se estendem para fora do corpo ou roupa: pela característica das miniaturas, são regiões que podem facilmente sofrer quebra durante o manuseio ou no próprio processo de impressão 3D. Por exemplo: brincos, lenços, chifres finos, penas, báculos, leques.

Crianças pequenas: o cosplayer precisará ficar completamente imóvel durante o tempo de escaneamento que, para corpo inteiro, pode durar entre 2 e 5 minutos. Crianças tendem a ser movimentar muito, inviabilizando a captura.

Óculos: para análise de profundidade e criação do modelo 3D, o scanner utiliza uma classe de laser (segura e não prejudicial ao olho humano) que atravessa a superfície do óculos, prejudicando o cálculo correto e o resultado final da miniatura.

Qualquer superfície transparente: se aplica a mesma situação apontada para o uso de óculos, o scanner não consegue “enxergar” essas superfícies, criando um “buraco” no modelo 3D.

 

O que pode prejudicar o resultado final

Acessórios, sapatos ou roupas muito brilhantes ou reflexivos.

Roupas com transparência, tecido muito fino, renda.

Poses que causem uma rápida fadiga, se mantidas por um longo tempo.

 

Outras observações

Máscara ou capacete que tenha viseira (que possibilite a pessoa enxergar), mesmo sendo escura, precisarão de um tratamento prévio para o escaneamento, fazendo a cobertura da superfície com papel.

Qualquer situação não coberta neste texto, mas que possa prejudicar a qualidade da captura ou inviabilizar a impressão 3D, será negociada diretamente com o cosplayer.

Processo de fabricação do MiniLoko

11419908_1236588296361457_235203647_o 11791616_1010927195607645_47335204_n 11824176_1257287067624913_2001826654_n

O MiniLoko 3D, será entregue ao vencedor em até 1(Um) mês após a divulgação oficial do vencedor.

 

6 – Desclassificação.

6.1 – O não preenchimento da Ficha de Inscrição ou preenchimento incompleto/incorreto acarretará na desclassificação imediata do concorrente.

6.2 – Uma mesma fantasia NÃO PODE ser emprestada para outra pessoa concorrer. Caso isso ocorra, estará desclassificado tanto quem usou como quem emprestou a fantasia.

6.3 – O não cumprimento das regras aqui descritas ou observadas neste documento, sujeita o cosplayer à desclassificação.

 

7 – Julgamento e Notas.

7.1 – Os cosplayers e suas fantasias serão julgadas por um grupo de TRÊS juízes, escolhidos pela organização do evento. Serão julgadas FANTASIA e INTERPRETAÇÃO.

7.2 – Cada juiz dará uma nota de 1 (um) a 10 (dez), com intervalos de 0,5. Os critérios de avaliação dos juízes, para cada categoria, são: Os juízes são instruídos a julgar o participante pela fidelidade ao personagem (Personalidade, postura, comportamento, entonação) e qualidade da encenação (Interpretação, cenário, espetáculo apresentado). O participante deve respeitar a história e cronologia da série. O participante deve usar a roupa do personagem como na cena original, pois os juízes estão instruídos a analisar a vestimenta na apresentação, isto é, o participante que apresentar perfeitamente, mas não estiver trajando a vestimenta correta, receberá penalidades por parte dos juízes.

7.3 – As notas serão dadas pelos juízes e a média entre eles será a nota final. A banca será composta por 3 (três).

7.6 – As notas dadas para a categoria Desfile serão apenas as de Fidelidade da Fantasia e Originalidade.

7.7 – Os vencedores serão anunciados no último dia do evento, independente do dia da apresentação do cosplay/grupo vencedor.

7.8 – Caso um cosplayer tenha se apresentado com mais de uma fantasia durante o evento, e consiga ficar classificado em mais de uma das três primeiras posições, será contada apenas a fantasia/apresentação de nota final mais alta, sendo as demais desconsideradas.

7.9 – Em caso de ausência do vencedor na hora da premiação, o prêmio/troféu/medalha/certificado será enviado pelo correio ao mesmo.

7.10 – Em caso de empate nas notas finais, caberá ao júri e a coordenação de cosplay decidir o desempate.

7.11 – Os juízes e apresentadores do concurso de cosplay são escolhidos e aprovados pela coordenação cosplay.

7.12 – As somatórias, médias e notas finais serão feitas pelo organizador ou coordenação do concurso.

7.13. Serão premiados os cosplayers que obtiverem médias superiores a 6 (seis).

8 – Todos os cosplayers participantes cedem sua imagem para publicações e divulgação do Tere Comic-Con.

9 – O preenchimento da ficha de inscrição atesta que o inscrito está ciente e de acordo com as regras aqui dispostas.

10 – Casos não previstos nestes regulamentos serão decididos à parte pela equipe de Organização do Evento, cabendo a eles decisão final e incontestável sobre qualquer caso que fuja as regras acima dispostas.